Série Aedos. Texto 13. Um pouco antes de sonhar ou de dormir.

Vania Abreu Oficial
2 min readMay 6, 2021
BETH HOECKEL — Snooze — All collages are made with found paper (not created digitally)

Pelos meus planos está programada para o próximo dia 11 de maio, uma apresentação ou live pelo Instagram. Ainda não fiz “divulgação” nas redes, sequer tenho uma imagem para produzir um post e defini um horário. Penso em 19h, pelo sete.

Penso antes no profundo da imagem, que para mim é o repertório e sentido dele.

É com isso que crio ou direciono a criação de todo o “resto”.

Neste caso, apesar do profundo, não haverá cenário. Será em minha casa, certamente num canto bom para o som e luz, que eu e Xinho Rodrigues, meu baixista, estejamos em ângulo e em distância. Xinho irá gentilmente e gratuitamente me acompanhar ao violão.

Sobre outros artísticos de uma apresentação:

O figurino será dispensável como representante de criação, ainda que precisemos dele para que as canções sejam mais importantes que nós.

Não tem patrocínio, nem apoio de lei ou edital.

Sou eu, Xinho, um violão, sem captação de áudio, só a câmera do celular, as canções e as palavras que escolhi ler.

Serão 07 canções, como já falei anteriormente aqui.

A ordem das músicas, ainda estou fechando e ela tem uma importância fundamental para mim. Tem simbologia e me conduzem emocionalmente para a interpretação que preciso. Por isso, digo (aos que assistirem) prestem atenção.

Muitos dizem que a técnica supera o sentimentalismo, portanto é possível executar sem envolvimento. Sim, penso que sim, mas é essencialmente para sentir e não para pensar.

Falarei do sonho, mas não esse que se realiza e é vendido em publicidade, que se compra com um cartão de crédito, que é planejado com carreira e pós graduação após algo e tem final na aposentadoria.

É o sonho no antes, no meio. Sonho pode ser memória esquecida, pode ser encontro, pode ser caminho.

O sonho da poesia, da palavra fresca nos livros de Manoel de Barros.

07 canções que vieram ao mundo, antes deste momento e que muito me serviram para os que souberam ouvir, para conviver com o mistério, o acaso.

07 canções que representam muito belamente, a sabedoria da arte, da cultura nos trazer pertencimento e ensinamentos com jeito de alma brasileira.

07 canções para ouvir antes de sonhar. Pelo menos numa noite.

--

--

Vania Abreu Oficial

12 discos de carreira|diversas participações em trilhas sonoras para cinema, teatro e televisão| Produziu 04 Álbuns| 01 Livro infanto-juvenil