Sign in

O que é real? Dizem os psicólogos que vemos parte do que somos. Se todo mundo tem sua singularidade, então nunca haverá um realidade real, mas não é acho que seja verdade que tudo que vejo é só sobre mim, sequer posso afirmar tanto sobre tantos.

Cada vez gosto menos de frases assertivas sobre os outros ou sobre o todo. É simples, temos mais singularidades que aparentamos, assim como, temos muito mais em comum que parece que temos. Talvez em busca da tal singularidade tão única que a própria psicologia defende existir, que ninguém é igual a ninguém.

Mas, esqueceram de dizer que temos muito em comum. Portanto, existe um real sim, maior, inegável, irrefutável pelo menos, uma verdade diante de um tempo.

As verdades e o real podem mudar com o tempo, mas durante um tempo a verdade é a verdade como soberana, e isso é real ou cria um novo real. Senão a realidade seria a mesma de séculos atrás.

Tem sombras, tem outros poréns, tem até resultados ruins com a escolha daquela verdade, mas ela é real e precisamos acreditar que seja naquele tempo. Não é uma ilusão mais uma vez, sequer uma idealização. É preciso enxergar ou crer nisso.

Este real que é visto por tantos é que nos aproxima, nos une num tempo, num grupo, num amor. É sobre essa luz que nos movemos juntos, que nos juntamos para mover. É sobre acreditar no que é real que se cria a realidade.

E foi isso que nos tirado no últimos anos. A ideia de que a verdade é relativa, de que cada um tem a sua, que cada pessoa é tão somente ela, que jamais achará alguém como ela e que todos, todas, todes manipulam tudo que vêem conforme desejam, e que tudo é projeção. Como se a vida fosse só uma experiência "extracorporal".

Isso traz sombras que não existem e nunca existiram, confunde todos, todas, todes. O real existe tanto, que é impossível não estar à mercê dele. É impossível viver ser algo sem ele, sem estar nele, seja para fugir dele contraditoriamente, seja para encará-lo de frente, mas ele existe.

O real é que nos criou e nos faz crer também, numa outra realidade melhor que a estamos vivendo.

Não é apenas a utopia que nos move, é quando a realidade torna-se insuportável.

cantora. Vive recolhendo detalhes para pensar — cantos, palavras dançam. Autora do Livro Eu e Meu lugar - coleção Eu vim da Bahia pela editora Caramurê

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store